Brasil: Ministro do STF, Alexandre de Moraes, determina bloqueio do Telegram no Brasil
“Alexandre de Moraes determina bloqueio do Telegram no Brasil”, 18 de março de 2022
Decisão foi justificada pelo repetido descumprimento de ordens judiciais para o bloqueio de perfis. Alemanha enfrentou problema parecido, e Telegram só colaborou com Berlim após ameaça de bloqueio e multa pesada.
...A ordem acolhe pedido da Polícia Federal e foi enviada aos provedores de internet do Brasil. A multa diária por descumprimento é de R$ 100 mil.
O Telegram vem ignorando diversas ordens e pedidos do Judiciário brasileiro. Na decisão, Moraes cita determinações anteriores para bloquear perfis ligados ao blogueiro bolsonarista Allan do Santos. Segundo o ministro, "a plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça Brasileira".
...Depois da decisão do Supremo, o fundador e presidente executivo do Telegram, Pavel Durov, divulgou um comunicado pedindo desculpas pelo que chamou de "falha de comunicação" com o STF.
Segundo ele, o Telegram havia obedecido à ordem do Supremo para excluir perfis ligados a Allan dos Santos, mas o STF havia enviado novos pedidos em seguida que não teriam sido recebidos pela empresa e não foram respondidos. Durov disse que a decisão foi cumprida nesta sexta-feira e informada à Corte.
...Problema parecido foi enfrentado por autoridades da Alemanha, que expressaram preocupação com grupos que usam o aplicativo para espalhar desinformação sobre a pandemia de covid-19 e organizar protestos que se tornaram violentos.
...Grupos de extrema direita e extremistas têm se voltado cada vez mais para plataformas alternativas como o Telegram depois de serem expulsos das principais plataformas de mídia social...