Brasil: “Ruralômetro”, ferramenta da Repórter Brasil, aponta os deputados federais com pior desempenho socioambiental
“Ruralômetro: 68% da Câmara vota contra meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais”, 15 de Agosto de 2022
...Ferramenta exclusiva publicada pela Repórter Brasil revela que ...2 a cada 3 deputados, são cúmplices do desmonte socioambiental promovido pela gestão de Jair Bolsonaro (PL).
...apresentaram projetos de lei e votaram mudanças legislativas que prejudicam a fiscalização ambiental, favorecem atividades econômicas predatórias, precarizam a legislação trabalhista, dificultam o acesso a benefícios sociais e travam a reforma agrária, dentre outros retrocessos apontados por organizações socioambientais.
As conclusões fazem parte do Ruralômetro 2022, uma plataforma de dados e consulta sobre a atuação da Câmara dos Deputados…que mede a “febre ruralista” dos parlamentares…indica se um deputado federal atua de forma positiva ou negativa para o meio ambiente, trabalhadores do campo, indígenas e outros povos tradicionais.
…foram analisadas 28 votações nominais e 485 projetos de lei...Cada deputado recebeu uma pontuação entre 36⁰ C a 42⁰ C ...Quanto pior o desempenho do parlamentar, mais alta é sua temperatura. Classificações acima de 37,4° C indicam “febre ruralista” – ou atuação desfavorável...
Os resultados da análise indicam o avanço da “nova direita” no Legislativo e mostram também o poder em Brasília da Frente Parlamentar da Agropecuária...Na avaliação de especialistas, esse cenário favorece a aprovação de leis antiambientais e contrárias aos direitos sociais e trabalhistas…
...quem mais se destacou com propostas e votos considerados antiambientais e anti-indígenas foram deputados homens, eleitos por estados da Amazônia Legal e da região Sul, além de representantes da “nova direita”...