Brasil: Com histórico de trabalho escravo, MRV "adota" área extrativista sem ouvir comunidade
“Com histórico de trabalho escravo, MRV "adota" área extrativista sem ouvir comunidade”, 24 de Maio de 2021
A construtora MRV Engenharia firmou junto ao Ministério do Meio Ambiente...um protocolo para “adoção” da Reserva Extrativista (Resex) Marinha Cuinarana, em Magalhães Barata (PA), sem ouvir a comunidade local.
A reserva tem 11.036,41 hectares...mais de mil famílias extrativistas dependem daquela área para seu sustento. Entre as principais atividades estão a pesca do caranguejo e a extração de camarões e mariscos.
A MRV tem histórico de violações trabalhistas e já apareceu na Lista Suja do Trabalho Escravo, o que torna a situação ainda mais problemática, segundo o Instituto Socioambiental (ISA)...
O programa a que Oviedo se refere foi lançado em fevereiro pelo ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e se chama Adote um Parque. Em entrevista ao Brasil de Fato, Manoel Calazans, presidente da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Cuinarana (Auremac), afirma que se posicionou contra o programa...Calazans explica que qualquer projeto junto à iniciativa privada precisa passar pela aprovação de seus conselheiros. Não foi o caso da adoção feita pela MRV.
…Em março, a Comissão assinou uma carta enviada a dezenas de parlamentares para tentar barrar o programa…