abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

Эта страница недоступна на Русский и отображается на Portuguese

Статья

13 Июн 2022

Автор:
Revista Forum

Brasil: Servidores da Funai declaram greve de 24h por retratação após presidente do órgão dizer que acionaria o MPF contra Bruno e Dom Phillips

"Dom Phillips e Bruno Pereira: Funai entra em greve após declaração de presidente", 13 de junho de 2022

...Servidores da Funai decidiram nesta segunda-feira (13) declarar estado de greve de 24h em razão das declarações feitas pelo presidente da entidade, o delegado Marcelo Augusto Xavier da Silva, sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

Marcelo Augusto disse na sexta-feira (10) que iria acionar o Ministério Público Federal (MPF) contra o jornalista e o indigenista por eles supostamente terem ingressado em território indígena sem autorização na região do Vale do Javari, onde desapareceram.

Essa informação foi rebatida pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), que afirma que Bruno tinha essa autorização até a data em que ele deixou o local e que os dois, juntos, não ultrapassaram o limite permitido.

"De fato, na autorização de ingresso em terra indígena concedida pela Funai a Bruno Pereira não há menção ao Sr. Phillips, pois ele não ingressou nem intencionava adentrar nos limites da Terra Indígena Vale do Javari", disse a Unijava.

... O delegado da Polícia Federal tem proximidade com ruralistas e virou réu em 2021 por atrasar a demarcação de terras indígenas.

O Parlamento indígena (Parlaíndio) exige a exoneração de Marcelo do cargo...

Хронология