abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

Esta página no está disponible en Español y está siendo mostrada en Portuguese

Historia

29 Jun 2016

Brasil: Grupos da sociedade civil enviam apelo a ONU criticando acordo sobre rompimento da barragem da Mariana por falta de participação e reparação adequadas; Samarco, Vale e BHP Biliton responderam

O Centro de Informação sobre Empresas e Direitos Humanos convidou as empresas Samarco, Vale e BHP Biliton para responderem sobre novas alegações de abusos relacionados ao desastre socioambiental ocorrido com o rompimento da barragem do Fundão, de Mariana, Brasil, em 2015. As três empresas responderam.

Em 2 de Março de 2016, as três empresas firmaram acordo com o governo brasileiro para reparar os danos sociais, ambientais e econômicos causados pelo rompimento da barragem, considerado um dos piores desastres socioambientais da história do país. Dentre as principais críticas ao acordo estão a falta de participação e informação aos atingidos. Os críticos alegam que o acordo favorece as empresas e é “…incompatível com os parâmetros internacionais de reparação de violações de direitos humanos...”.

Samarco também respondeu especificamente sobre alegações de abusos de direitos humanos presentes no artigo da Risco Seguro Brasil e a Vale respondeu também especificadamente a artigo da CIDSE (disponível abaixo em inglês).

Para ler esta história em inglês, clique aqui.

Respuestas de la empresa

Samarco (joint venture BHP Billiton and Vale) Ver respuesta

Línea del tiempo